9.6.07

O valor da formação

"Naquela época como também no cristianismo primitivo a aprendizagem se fazia, sobretudo, oralmente. Não existiam os meios que nós temos hoje da informática, da escrita. Eles transmitiam de modo muito preciso, muito rigoroso. Se, portanto, ser discípulo de Jesus significa aprender com Ele, não é simplesmente adquirir certa ciência, um certo conhecimento. No Evangelho, ser discípulo é partilhar a vida do Mestre, é ser companheiro cotidianamente do Mestre, é deixar-se formar por Ele, não simplesmente na sua inteligência, na sua memória, mas no seu coração, na sua afetividade, é viver na intimidade com Ele.

A finalidade da formação é o encontro com uma pessoa viva. Toda formação deve ter como finalidade encontrar a pessoa de Jesus. Jesus é o Caminho, é a Verdade e é a Vida. E, portanto, se nós quisermos crescer no amor de Jesus nós devemos desejar conhecê-lo sempre mais. Quando Jesus diz: Aprendam de mim que sou manso e humilde de coração, Ele quer dizer, aprendam sobre mim. E se nós quisermos ser discípulos, nós devemos entrar profundamente no mistério de Jesus."

D. Albert Marie de Monléon, A importância da formação nas novas comunidades. Revista Shalom Maná, n.167, Maio/2007.

Amigo querido, que cada um de nós se deixe formar por Você, no caminho da oração, do amor dos (e aos) irmãos, da Palavra de Deus, enfim, deixar-se formar espiritual, moral e humanamente. Que a graça do Espírito Santo nos auxilie e conduza.

Um comentário:

Guilherme Bessoni disse...

Propaganda!!

minhavidaecristo.blogspot.com

:)